A brincar aprende-se tanto!

Quando vi esta imagem percebi de imediato que era a imagem que melhor representa o que queria escrever hoje! A minha filha, como todas as crianças, adora brincar. Adora andar de baloiço! E brincar nos parquinhos, conhecer outras crianças, desafiar-se a ela mesma em todas as “traquinagens” que faz e que muitas me deixam de coração nas mãos. Mas todas são importantes, porque assim ela é feliz e assim eu sou feliz assim!

Em 2018, foi publicado um artigo pelo Instituto Politécnico de Coimbra: Escola Superior de Educação em que salientava que as crianças Portuguesas não brincam o suficiente. Precisam de brincar mais, tanto na escola como quando saem da escola. Há um estudo internacional de 2012, que gosto em particular. Este estudo aponta o facto de a brincadeira promover a redução de stress e com isto melhorar a aprendizagem. Quanto mais divertido e espontâneo for melhor! Afinal, tudo o que seja divertido é “meio caminho andado” para os miúdos gostarem e quererem fazer. E a nós, “puxa-nos” pela criatividade.

Com o brincar, as crianças desenvolvem muitas competências: físicas, cognitivas e socio-emocionais. E a nós também! O brincar pode ser tanto na rua como na escola. Eu pessoalmente quando está bom tempo, gosto que a minha filha brinque nos parques que hoje temos disponíveis (eu brincava na rua 🙂 mas eram outros tempos) ou mesmo em casa (quando chove) seja sozinha, com os pais ou com amigas.

Com o brincar, aprendemos todos! E ficamos mais bem dispostos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: