A Ciência pode ser divertida para as crianças?

Todos os acontecimentos à nossa volta, ocorrem por uma razão; isto é, existem causas que explicam os fenómenos e essas causas (ou muitas delas) podem ser descobertas a partir do chamado método científico.

E o que é este método?

Ora, concebemos uma hipótese sobre algo que observamos, retiramos o máximo de informação possível e vamos validar essa informação com a nossa hipótese inicial.

Desde há bastante tempo que aplico o pensamento científico a muitas situações. Uma delas é na cozinha, por vezes porque me falta algum ingrediente que está descrito na receita ou porque quero mudar algo. Um exemplo, queremos fazer um bolo, mas não o que queremos demasiado doce. Podemos então elaborar a nossa hipótese A “Vou reduzir a quantidade de açúcar e ver se o bolo fica igualmente bom” ou hipótese B “Vou alterar o açúcar por outra substância adoçante e ver se o bolo fica igualmente bom”. Registamos a alteração que fizemos e fazemos o bolo. Ora sabendo nós como era o sabor do bolo antes da alteração da variável (açúcar) provamos a seguir e damos a provar (recolhemos dados) e vamos avaliar se o bolo fica com um sabor agradável.

Este é um exemplo muito giro que podemos fazer com os nossos filhos, e pô-los a pensar de “forma científica”.

Existem muitas outras formas de estimularmos o pensamento científico dos nossos filhos, através de experiências simples que podemos fazer em casa com eles. Para além do pensamento científico, estamos também a fortalecer os laços entre pais e filhos e acima de tudo a divertirmo-nos e muito!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: