Perceber como outras pessoas (adultas ou crianças) pensam e sentem sobre algo, sem julgamentos não é uma tarefa fácil. No entanto, é um desafio diário que na minha opinião é importante que se faça constantemente. Para percebermos os que os outros necessitam é necessário escutar e não falar; e depois é importante não julgar sobre o que nos está a ser dito. Aquilo que para nós pode ser um absurdo, para a outra pessoa pode fazer todo o sentido. É necessário compreender o contexto de vida da pessoa e sentir, para perceber qual é a necessidade por detrás da sua expressão.
Eu faço este exercício diariamente, na esperança de todos os dias conseguir escutar e sentir melhor. Hoje de manhã por exemplo, aconteceu com a minha filha. Estávamos na azáfama de ir para a escola, e ela diz-me assim: “Mãe, escuta-me” e imediatamente deu-me um click, parei e fiquei a ouvi-la! E o seu coração falou comigo, porque eu estava pronta a escutar. Eu calcei os sapatos dela e percebi o que ela me queria dizer.
Isto é como uma dança, e o vídeo que aqui vos deixo compara este processo a um tango, mas pode ser qualquer dança de pares. O importante é termos a capacidade de poder ver pelos outros olhos, de perceber o que as suas palavras estão a dizer, o que vai nos seus corações.
https://leanin.org/education/managing-difficult-conversations